Durante quatro meses desenvolvemos este projeto de digitalização, que constituiu um desafio para a LUPA. Os cerca de 30.000 negativos originais em gelatina e prata datam das décadas de 1960 e 1970, requerem captura digital com resolução muito elevada, cerca de 1000 pixel para um original 25x25 cm.
A LUPA desenhou e construiu um equipamento completo para este fim, incluindo um desenrolador para bobines de grande dimensão (cada bobine contém cerca de 200 negativos 25x25 cm), que permite manter o negativo plano e estável para a captura digital.
A LUPA recebeu nas suas instalações no inicio deste mês de maio, uma prova de grandes dimensões para tratamento.
A prova "Düsseldorf Flughafen II" de Andreas Gursky é a representação da pista do aeroporto de Dusseldorf com uma pessoa. É uma prova cromogénea em papel plastificado de grande dimensão 180,2 x 226,9 cm, colada num vidro acrílico com a dimensão da prova, emoldurada com uma moldura de madeira.
Ler mais
Passaram muito depressa estas três semanas de abril em que decorreram as ações de formação da LUPA. As três formações estiveram preenchidas, e o tempo passou rapidamente entre atividades práticas, aulas teóricas e experimentação nas diversas áreas.
Ler mais
Está a decorrer na LUPA, desde Abril de 2019, um grande projeto de digitalização do espólio fotográfico de José Marques, fotógrafo do mundo dos espetáculos entre 1956 e 2009, com atividade registada para outras áreas no período mais alargado de entre 1949 a 2011. O seu espólio, adquirido pelo Teatro Nacional D. Maria II em 2013, compreende mais de 500 mil fotografias, principalmente negativos e provas fotográficas, mas também diapositivos.
Ler mais
Em Junho de 2018 recebemos na LUPA, para restauro, duas fotografias em carvão, dois retratos de um casal do século XIX do vale do Douro. São provas num processo fotográfico chamado impressão a carvão, a imagem é constituídas por gelatina e pigmento.
Ambas as provas apresentam deterioração sob a forma de fissuras, que surgem nas zonas mais escuras, alterando a cor e o brilho e reduzindo a densidade máxima, conferindo um aspecto leitoso à imagem. Estas fotografias foram alvo de uma investigação e de uma intervenção de restauro, que aqui descrevemos.
Ler mais
1. Preservação de coleções de fotografia - 20 e 21 de abril de 2021; INSCRIÇÕES ESGOTADAS
2. Introdução aos processos fotográficos 12 a 16 de Abril de 2021; INSCRIÇÕES ESGOTADAS
3. Conservação e restauro de fotografia - 26 a 30 de Abril de 2021; INSCRIÇÕES ESGOTADAS
4. Digitalização de fotografia, documentos e livros - 24 a 26 de Maio de 2021;
Pode descarregar o PDF com a descrição destas ações datas e preços.
Ler mais
São frequentes os casos que nos chegam de fotografias a necessitar de intervenção de retoque.
Ler mais
O fotógrafo Luis Pavão encontra-se de novo a imprimir os seus negativos por processos fotoquímicos, em papel de brometo de prata na nova câmara escura feita de raiz nas instalações da LUPA.
Ler mais
A LUPA veio a reunir ao longo de 20 anos, uma coleção de daguerreótipos históricos, produzidos nas décadas de 1840 e 1850, com origem nos Estados Unidos e na Europa.
Reunida com fins didáticos e para estudo do processo, a coleção é apresentada na página da LUPA para deleite dos nossos leitores.
São cerca de 30 objetos, placas de cobre prateada com imagem em mercúrio e ouro, em estojo, que constituem um enorme prazer contemplar.