Publico alvo: estudiosos da fotografia, fotógrafos, coleccionadores, curadores, conservadores e arquivistas de instituições que tem coleções de fotografia. Objectivos: compreender os processos fotográficos mais usados no século XIX e XX através da sua realização prática. Aprender a identificar os diversos processos e impressão usados em fotografia. Prática de identificação, observação da superfície com diversos tipos de luz, com lupa e microscópio. Enquadramento histórico dos vários processos e construção de linha do tempo da tecnologia fotográfica. Apresentação dos cuidados de conservação genéricos e específicos para cada processo e embalagens de conservação recomendadas.
Impressão de provas nos seguintes processos fotográficos:
- impressão em papel salgado e albumina;
- impressão em papel de aguarela sensibilizado com emulsão líquida;
- impressão em platinotipia;
- Viragens a ouro, selénio e enxofre de provas em prata.
Preservação de coleções de fotografia
Trata-se de uma ação de formação de iniciação à preservação e conservação de fotografia, destinada a técnicos profissionais, estudantes e outros interessados nas áreas de arquivo, conservação, restauro, museologia, fotografia e ainda colecionadores de fotografia e fotógrafos. Aberto a todos, não requer conhecimentos prévios de fotografia. Objetivos: Identificação e caracterização genérica das várias tipologias de fotografia, reconhecimento das alterações e deteriorações inerentes a diferentes processos fotográficos, medidas a tomar para evitar a deterioração, condições ambientais desejadas na sala de depósito, intervenções de preservação, materiais para acondicionamento. São ainda discutidas normas de manuseamento de espécies fotográficas e organização de coleções de fotografia.
Conservação e restauro de fotografia
Acção de formação avançada, destinada a profissionais com experiência na área de conservação de fotografia, técnicos de conservação com experiência em fotografia e estudantes de conservação e restauro.
Objetivos: Aprendizagem de diagnóstico de deterioração e decisão de intervenção a realizar. Conhecer os limites de cada intervenção, ponderando sobre as vantagens e desvantagens do tratamento. Aprender a colocar as questões quando devemos intervir, como podemos intervir, até ondedevemos intervir.
Conteúdos: Abordagem à conservação de fotografia, cuidados essenciais, filosofia e ética da intervenção, os materiais e ferramentas utilizados. Intervenções de limpeza mecânica e química, humidificação e planificação. Estabilização de provas com o suporte fragilizado, reforço de rasgões e preenchimento de lacunas. Eliminação de fungos em diapositivos e negativos em película, e intervenção em negativos de vidro.
Identificação de processos fotográficos
Digitalização de fotografia
A ação de formação é destinada a responsáveis por projetos de digitalização, a técnicos de imagem digital e a estudantes de fotografia. Abrange a preparação e planeamento do projeto de digitalização de uma coleção de fotografia. Compreende uma componente teórica e componente prática.
A componente teórica refere o que deve considerar um projeto de digitalização de coleções de fotografia, escolha dos originais, restrições de utilização, parâmetros da imagem, escolha dos equipamentos, preparação da equipa de trabalho, calibração de monitor e caracterização de equipamentos, ficheiro matriz e de consulta, metadados, perfil de cor, programas de captura, miras técnicas para calibração da cor. A parte prática será constituída por exercícios de digitalização de originais de vários tipos nos diversos equipamentos que utilizamos na LUPA e no tratamento de imagem digital incluindo o tratamento de imagem no programa camera raw de negativos (preto e branco e cor), controle de qualidade.