"Luis Pavão Limitada é uma sociedade por quotas, que criei em 1982, com o objectivo de legalizar a minha actividade de fotógrafo profissional, que durava já há alguns anos.
Nos primeiros anos desenvolveu trabalhos de fotografia nos domínios de arquitectura, etnografia e ilustração, para clientes particulares (empresas de construção, arquitectos) e estado (Câmaras Municipais), de que resultaram publicações de pequena dimensão e postais.
A partir de 1990, após três anos de especialização nos Estados Unidos, na área de Conservação de Fotografia, a empresa alargou a sua actividade para esta área, realizando o tratamento de conservação de algumas colecções de fotografia e duplicação fotográfica (de negativos a preto e branco instáveis), para alguns clientes, a par dos trabalhos de fotografia, que foram crescendo, em especial na fotografia de arquitectura e indústria.
Com a publicação do manual Conservação de Colecções de Fotografia, em 1997 (Dinalivro), os nossos serviços de conservação de fotografia tiveram mais procura e a empresa cresceu em actividade e número de colaboradores.
Posteriormente, o tratamento de arquivos de fotografia estendeu-se a outras áreas, como a inventariação, a organização e a descrição de colecções de fotografia. A par deste crescimento, surge outra actividade, a reprodução de livros e documentos gráficos, em particular para a Biblioteca Nacional.
Apenas no ano de 1998 iniciámos os trabalhos de digitalização de colecções de fotografia, provas, negativos e diapositivos. Nesta área temos desenvolvido alguma investigação e captado novos clientes.
Os grandes projectos de digitalização de fotografia começam a surgir no ano de 2004 e esta área de trabalho tem vindo a crescer até hoje.
Temos novas instalações em Lisboa, desde 2006, e estamos a desenvolver uma linha de acções de formação nas áreas da conservação e descrição de fotografia, projectos de digitalização e conservação de papel."
Luis Pavão
Se não consegue ver o PDF, descarregue aqui o Acrobat Reader