No início de outubro, a LUPA realizou uma ação de formação no Centro de Restauro de Bens Móveis da Catalunha na área da Conservação e Restauro da Fotografia para um grupo de 15 alunos provenientes de diversos arquivos, bibliotecas e museus da Catalunha. Nesta formação com uma componente teórica e essencialmente prática, foram explicados os tratamentos que realizamos habitualmente com fotografias, tanto a negativos em vidro e em película como a provas fotográficas.
Foram apresentados diversos tipos de deterioração e explicadas possíveis formas de intervenção. Foram experimentados vários solventes na limpeza de películas de acetato de celulose, foram realizadas estabilização de negativos em vidro, com lacunas ou rachados e quebrados, foram realizadas intervenções em fotografias em papel, planificação e desenrolamento de provas em rolo, humidificação, remoção de etiquetas, com solvente ou por meios mecânicos e apresentados processos de limpeza mecânicos, com borrachas de diversos tipos e formas de intervenção. Por ultimo foram apresentados alguns modelos de embalagens de conservação, que os alunos tiveram oportunidade de construir. Para apoio os alunos utilizaram um kit de materiais de conservação de fotografia, produzido para estudantes e iniciados nesta área que foi desenvolvido em conjunto pela LUPA e pela empresa Arte y Memoria da Catalunha.
Foi muito proveitoso este contacto com os conservadores e responsáveis por coleções de fotografia da Catalunha, de que apresentamos algumas imagens. O CRBMC dispões de excelentes instalações, inauguradas há poucos anos e uma equipa de especialistas em diversas áreas, madeira, pintura, pedra e papel. A conservação de fotografia é uma área relativamente nova, que está a dar os primeiros passos no CRBMC, mas que desperta enorme interesse até porque existem muitas solicitações para realização de intervenções em fotografias e negativos.