A LUPA iniciou em janeiro de 2015 um novo projeto, em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian, Biblioteca de Arte, de digitalização do espolio de desenhos dos Joalheiros Leitão & Irmão.
Este envolve por parte das duas equipas (LUPA e Biblioteca), a numeração, descrição, preservação e acondicionamento do espolio assim como a digitalização e tratamento de imagem digital. O projeto envolve o processamento e digitalização de cerca de 8 mil desenhos, parte de um conjunto maior que constitui o espólio desta firma, em depósito na Biblioteca de Arte. São desenhos das peças encomendadas, em ouro e prata, produzidas ao longo do século XX, onde é possível observar esboços, anotações dos autores, bem como os desenhos finais das peças.
Estes originais são de grande fragilidade física (alguns com 100 anos de idade) e requerem cuidados redobrados no manuseamento e exposição á luz. Os desenhos, em diversos suportes em particular papel vegetal, foram executados manualmente a lápis, carvão ou tinta da china e por vezes com ligeira aplicação de cor, através de aguarela ou lápis de cor. A conversão para o formato digital requer rigor na reprodução das cores delicadas da imagem, bem como na reprodução correta da textura e cor do suporte, em alguns casos papel amarelecido. O manuseamento dos desenhos tem em conta as fragilidades do papel, pois o seu estado de conservação é em muitos casos, preocupante. O projeto envolve também ações de preservação, para garantir a estabilidade dos suportes originais, durante a captura de imagem e o seu acondicionamento para armazenamento futuro. O resultado está a ser surpreendente, como podem ver nas amostras.
A casa Leitão e Irmão teve a sua origem no Porto, em finais do Século XVIII, mudando-se para Lisboa ao receber em 1875 o título de Joalheiros da Coroa.
A marca Leitão e Irmão, presente em coleções particulares e museus nos quatro cantos do mundo, continua até aos dias de hoje a sua manufatura de joalharia e ourivesaria em oficinas próprias de acordo com desenhos e modelos originais (http://www.leitao-irmao.com/).
Digitalização de Desenhos – Espolio Leitão & Irmão
Se não consegue ver o PDF, descarregue aqui o Acrobat Reader