A LUPA iniciou em Outubro de 2012 um projeto de tratamento do fundo fotográfico Foto Cine, proveniente de uma casa-estúdio da Vila de Coruche, que se manteve em actividade até ao final de 2012.
O espólio fotográfico da Foto Cine foi depositado no Museu Municipal de Coruche em 2005, pelo último proprietário. Este espólio agrupa cerca de 200 mil negativos em acetato de celulose a preto e branco e cor, com diversos formatos, várias provas de contacto, aproximadamente 500 peças de material fotográfico, de vídeo, de laboratório e acessórios técnicos.
Este conjunto retrata um período da vida desta região, Município de Coruche nas décadas de 1950 a 1980, considerada a capital da cortiça em Portugal. Através dos retratos dos seus habitantes, das festas de casamentos, das garraiadas e outros acontecimentos, foi construída pelo estúdio Foto Cine, uma memória coletiva de grande interesse para a região e seus habitantes, que o município está agora a preservar. A disponibilização publica deste espólio pelo Museu Municipal de Coruche, despertará o interesse dos munícipes, prevendo-se uma participação assídua através de pedidos de imagem, como na participação na identificação de pessoas e acontecimentos das fotografias. Nas temáticas predomina o retrato de grupo, retrato tipo passe, batizados, casamentos, procissões, visitas oficiais, festas, corridas de touros e outros eventos sociais.
A intervenção da Lupa nesta coleção, tem duração de aproximadamente 2 anos, e consiste na descrição dos cerca de 200 mil negativos ao nível do seu estado de conservação e descrição da imagem, e a sua preparação e acondicionamento para congelamento, de forma a preservar e a garantir a sua conservação. No total da colecção foram selecionados cerca de 10 mil negativos para digitalização, que após tratamento digital podem ser consultados pelo público através de um banco de imagens.