Em abril de 2012 a Lupa iniciou o tratamento da coleção fotográfica do Instituto da Vinha e do Vinho. Uma coleção composta por cerca de 16.000 espécies fotográficas, entre negativos em película, cor e pb, diapositivos e provas cromogeneas.
As fotografias datam das décadas de 50 a 80 do sec. XX e representam a atividade da então Junta Nacional do Vinho; temos imagens de eventos públicos, como a apresentação dos vinhos engarrafados, de feiras com os seus stands, das adegas cooperativas espalhadas pelo país onde se podem ver os seus equipamentos. Existem também imagens das vinhas das videiras, das folhas e das uvas das várias castas vinícolas. As vindimas e o transporte das uvas estão também representados. A coleção representa uma memória da produção vinícola do país numa determinada época que importa preservar.
O tratamento implica a limpeza e acondicionamento de todas as espécies fotográficas em embalagens de conservação, o congelamento dos negativos em película, uma vez que são materiais instáveis e a descrição em base de dados. A informação relativa à descrição da espécie fotográfica e ao seu estado de conservação é registada e as inscrições originais e o assunto das imagens são igualmente registados de modo a que toda a informação sobre a fotografia seja recuperável.
O projeto de tratamento implica ainda a digitalização das imagens mais interessantes da coleção, de modo a que esta fique representada na sua generalidade. Estas imagens serão futuramente disponibilizadas ao público pelo Instituto da Vinha e do Vinho.