Decorreu no final de abril de 2011 a palestra e o workshop interno da LUPA sobre conservação e restauro de negativos em vidro.
A palestra realizada na Fundação Calouste Gulbenkian, com a amável colaboração da Biblioteca de Arte, contou com mais de 80 pessoas.
No workshop, que decorreu nas instalações da LUPA, foram realizados testes e demonstrações de remoção de emulsão de gelatina de negativos em vidro com o suporte deteriorado. Foram abordadas intervenções de remoção da emulsão, quer por via mecânica (ação de gás), quer por dissolução do suporte em vidro (ácido fluorídrico). A transferência para outro suporte envolveu a lavagem e preparação do novo suporte recetor (vidro ou poliéster), planificação da emulsão e processo de aderência a esses suportes e formas de secagem, em ambiente de humidade controlada. Foram ainda referidos alguns tratamentos de restauro da imagem de prata, por ação química sobre a imagem de prata, bem como outras possibilidades de restauro.
Este workshop vem abrir novas perspetivas no restauro de negativos em vidro deteriorados, que encontramos com muita frequência em coleções de fotografia e que estão, em muitos casos, inutilizados. Estes negativos com emulsão levantada, com o vidro de cor leitosa e superfície áspera, com emulsão rasgada e solta, poderão ter uma forma de recuperação, e outra esperança de vida com esta intervenção.
Mogens Koch visitou ainda o estúdio Relvas na Golegã, bem como a coleção de Carlos Relvas na Golegã, tendo oportunidade de observar demoradamente a coleção e os problemas de deterioração que esta coleção ainda apresenta.
A LUPA pretende desenvolver estes processos de restauro que são mais frequentes nas coleções de fotografia do norte da Europa e menos praticados ou sequer referidos pela escola de conservação americana. Pensamos que em breve poderemos apresentar mais conclusões e ou ações de demonstração para a comunidade de conservação de fotografia em Portugal e Espanha.
Mogens Koch tem desenvolvido e apresentado investigação sobre o restauro de negativos em vidro, em particular processos de transferência de emulsão de suportes em vidro deteriorados. A sua experiência poderá ser muito valiosa para as coleções de fotografia em vidro em Portugal. A compreensão do processo de deterioração do vidro, as suas origens e formas de prevenção, o controle da lixiviação e a sua relação com as emulsões de gelatina e prata e colódio e prata, serão do maior interesse para aqueles que tem a seu cargo coleções de negativos em vidro.