Por convite da Câmara Municipal da Golegã, a LUPA (Luis Pavão Limitada) iniciou em novembro de 2010 o tratamento de conservação da coleção de fotografia de Carlos Relvas, com uma equipa técnica (de conservação de fotografia) instalada na Biblioteca Municipal da Golegã. Trata-se de um grande desafio lançado pela CMG à LUPA. Esta coleção, única no panorama da fotografia portuguesa, apresenta sérios problemas de conservação, requerendo uma intervenção especializada e qualificada para o seu restauro.
Ler mais
Iniciada em novembro de 2010, foi agora concluída a primeira fase do tratamento de conservação da coleção de fotografia do Porto de Lisboa pela LUPA. Esta primeira fase do trabalho abrange principalmente os negativos em vidro e em película, de vários formatos, com um total de 4.000 unidades.
Ler mais
A LUPA está a oferecer este serviço de restauro fotográfico a partir de Janeiro de 2010.Um dos grandes problemas da conservação de fotografia do século XX é a deterioração dos suportes plásticos, dos negativos e diapositivos. Muitas instituições possuem grandes quantidades de negativos em suporte plástico (acetato de celulose), que sofreram um processo de deterioração, passando por libertação de cheiro a vinagre, encurvamento, ondulação dos bordos, formação de manchas de cor azul ou rosa, formação de bolhas e canais, fragilização do suporte até à deterioração total.
Hoje é possivel recuperar essas imagens!
Breve História da LUPA
Lupa - empresa dedicada à fotografia e à conservação e digitalização de coleções de fotografia - iniciou a sua atividade em 1982.
Vocacionada para a fotografia de património, abrange diversas áreas: património construído, edifícios históricos e contemporâneos, para arquitetos, construtores e Estado, que deram origem a publicações, levantamentos e roteiros; fotografia etnográfica, levantamentos no Alentejo, Algarve e Beiras, para Museus e Câmaras Municipais, produzindo exposições, publicações e postais; fotografia especializada para Museus, reprodução de pintura,azulejaria, arte sacra, ourivesaria, com participação nos projetos Europália e Lisboa capital da Cultura.
Ler mais